top of page

Hélder Rodrigues Maiunga

Hélder Maiunga

Cabinda, Angola​

Hélder tem 37 anos e é estudante de doutorado em Educação na Universidade da Beira Interior.

"Um homem que pensa no futuro, não esquece das tarefas do presente"

O que eu trouxe de lá para cá? Vim pra cá através de um projeto especial do Ministério da Educação de Angola, que visa a requalificação dos seus quadros, e a Universidade da Beira Interior (UBI) foi a escolhida.

 

Não conhecia a cidade da Covilhã e a primeira coisa que fiz foi buscar informações sobre ela. Na época, falei com algumas pessoas que viviam aqui e, infelizmente, as referências dadas sobre as cidades do interior não foram muito positivas. As pessoas alegavam que tinha muito racismo, mas quando cheguei me surpreendi positivamente, pois vi que a cidade não era como tinham me falado.

O que eu levo de cá para lá? Gostaria muito de levar o modo como são prestados os serviços aqui. Levarei comigo, na minha bagagem, o modelo de tratamento dos portugueses, a forma como tratam e lidam com as coisas. Quero aplicar isso na minha vida em Angola.

O que eu mais gosto na Covilhã? A qualidade de vida e os serviços públicos prestados aqui. A cidade é calma, pacata e acolhedora. A UBI criou todas as condições para os estudantes se sentirem em casa, aqui me sinto num ninho confortável.

bottom of page