top of page

Ray Bragança

Ray  Bragança

Luanda, Angola​

Ray tem 22 anos e é estudante de licenciatura em REngenharia Informática na Universidade da Beira Interior.

"O tempo é um recurso que nós não recuperamos nunca, tudo tem o seu tempo e aprenda a lidar com ele"

O que eu trouxe de lá para cá? Sou bolsista do Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo (INAGBE) e me mandaram para cá. Eu já conhecia Portugal, mas não conhecia a Covilhã. Quando disseram que vinha pra cá, a primeira reação foi procurar saber mais sobre a cidade e a universidade.

 

A verdade é que não trouxe muita coisa, porque aprendi muito mais aqui. Em Angola dependia dos meus pais, era somente estudante e com pouca responsabilidade, mas quando cheguei aqui fui obrigado a crescer.

 

Posso dizer que me tornei homem aqui na Covilhã. Aprendi a lidar com as diferenças culturais, aprendi a organizar o meu tempo, desde a hora para estudar, para namorar, para me divertir. Aqui sou obrigado a fazer as coisas por mim, porque se eu não fizer, ninguém o fará, ao contrario do que acontecia em Angola.

 ​

O que eu levo de cá para lá? Quando eu for embora, vou ir enriquecido. Aqui fui mesmo obrigado a aprender a lidar com as pessoas, com os hábitos e com as culturas diferentes. Tenho convicção de que tudo o que vivi por aqui vai valer para o meu futuro, muito além da minha formação. 

O que eu mais gosto na Covilhã? Gosto muito da cidade, apesar de ser muito pequena, ela é bonita e achei o lugar certo para estudar, já que não tem muito movimento e nem distrações. 

bottom of page